domingo, 1 de maio de 2011

CICLOFAIXA "IN" SUSTENTÁVEL

Pois é amigos, este Blog, pretende ser um espaço, para discutirmos as questões de mobilidade urbana de nossa cidade.

Domingo no final do pedal, acabei passando na rua recém-inaugurada pelas Administração municipal, observem minhas considerações e façam suas avaliações.


Ciclista na contramão, por absoluta falta de sinalização, horizontal ou vertical indicando o sentido;

Mais um na contramão e em cima da faixa pois saiu da ciclofaixa porque vinha eu e outro ciclista (que não aparece na foto) no sentido do tráfego e ele deslocou-se para o meio da pista para permitir nossa passagem (acidente a vista)


buracos já aparecendo, com menos de um mês de inauguração;

O que é isto? Motódromo de velocidade? Existem sinalizações específicas para ciclovia e ciclofaixas e com certeza não é esta, onde arrumaram isto?

Acabou? Cadê a placa de “fim da ciclovia” alertando os ciclistas?


Este lado não está pintado o “taxão” é minúsculo comparado ao do outro lado, obra inacabada? A ciclofaixa desta “Avenida” será  unidirecional ou bidirecional?, se este lado for ciclofaixa, cadê a Placa de “início de ciclofaixa”


Urbanização da Avenida. Onde?


O poste “em segundo plano” está “ bêbado” desde antes do carnaval, passado várias semanas, ainda não curou a ressaca...

olha um “close”  dele !


Olha o tamanho deste taxão

olha o tamanho deste


Sem sinalização fica a “casa da mãe Joana” e o risco de acidentes aumenta muito...


Aqui um detalhe interessante: A ciclofaixa tem 2,00 metros de lagura total e 1,40 metros de largura útil, ou seja: se for uma ciclofaixa unidirecional, no mesmo sentido do fluxo dos carros, que é o correto,  a largura está correta, então porque o outro lado tem taxão diferente  e não está pintada?

Por outro lado, se for bidirecional, está muito aquém das medidas mínimas, que tem como medida ideal 3,00 metros e mínimo aceitável de 2,50 metros.

E esta ciclista também na contramão...


Acreditem se quiser, com menos de 20 dias de pintura, pois foi pintada depois da inauguração, a tinta já está soltando...

Observem também, que para uma via de tráfego rápido, recém construída, é inadmissível não ser contemplada com ciclovia, mas, o mau está feito, feito está, poderiam cuidar mais na (de novo) sinalização horizontal, o espaço de separação, deveria ser preenchido com pintuta de duas faixas paralelas amarelas de cada lado do taxão e preenchidos com pinturas em diagonal, formando zebrados em preto e amarelo e não uma simples faixa branca.

A Administração anterior, deixou R$ 150.00,00 reservado para formular um Plano de Mobilidade por Bicicleta para Biguaçu, não sei onde este dinheiro foi parar.

Precisamos deixar claro as autoridades, que não queremos ciclovias para “passear”, queremos ciclovias/ciclofaixas interligadas para que nossas crianças e trabalhadores tenham uma rota segura para se deslocarem de bicicleta.

Não basta falar em sustentabilidade, temos que fazer de verdade!

Quando estava ascabando este post, fiquei sabendo que a outra faixa é um estacionamento para carros, ou seja a ciclofaixa é BIDIRECIONAL, o que, nas circunstâncias,  é um conceito completamente equivocado e inadimíssível, uma clara demonstração de falta de respeito com os ciclistas!

Cicloabraços!



Nenhum comentário:

Postar um comentário